Manuscritos

Documentos Manuscritos

Esta secção, parte integrante do espólio Francisco de Arruda Furtado, é composta por cerca de 2424 fólios de documentação manuscrita, produzida entre 1881 e 1887, exclusivamente no âmbito da sua investigação científica ou percurso profissional. Assim, é constituída por registos bibliográficos, notas e trabalhos científicos preparatórios para futura publicação, comprovativos do seu estudo nas áreas da malacologia, antropologia, botânica, entre outras. A correspondência recebida e enviada foi tratada numa secção autónoma, no sentido de garantir um acesso célere à informação.

Para além dos textos preparatórios aos seus artigos científicos já conhecidos e publicados, esta documentação enriquece a história das ciências naturais no nosso país, porque dela fazem parte vários textos preparatórios de divulgação científica acompanhados dos respetivos desenhos científicos, que os complementam.

Através destes trabalhos, das notas e das extensas listas bibliográficas elaboradas para o estudo dos assuntos tratados, fica claro o conhecimento que este naturalista tinha da produção bibliográfica internacional, assim como a sua intenção e capacidade de transmitir e difundir esses conhecimentos a públicos não especializados.

Seguir a seguinte ligação, para ver a

ESPÓLIO
Manuscritos